Com o objetivo de eliminar o analfabetismo infantil até o final deste ano, a Prefeitura de Manaus, em colaboração com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), realizou nos dias 2 e 3 de abril a primeira oficina da iniciativa “Unidade Amiga da Primeira Infância” (Uapi). O evento teve lugar no auditório da rede municipal de Educação, localizado na Avenida Maceió, Parque 10, zona Sul, e contou com a participação de assessores pedagógicos das sete Divisões Distritais Zonais (DDZs).
Nesta fase inicial, 34 unidades educacionais, entre creches e centros municipais de Educação Infantil (Cmei), serão integradas à Uapi e receberão orientações por parte dos assessores pedagógicos. O foco serão crianças de zero a cinco anos de idade, abrangendo a primeira etapa da educação básica.
Segundo Cláudia Magalhães, chefe da Divisão da Educação Infantil (DEI), a oficina busca aprimorar aspectos cruciais no processo de aprendizagem das crianças.
“A educação infantil é considerada uma das mais importantes etapas da formação das nossas crianças, pois é onde elas começam a desenvolver a personalidade e a autonomia. Por isso, trabalhamos em busca de fortalecer nossas parcerias e realizar intervenções hoje, para fortalecer laços entre o convívio familiar das crianças com a escola”, destacou Cláudia.
Carol Velho, secretária do Unicef, ressaltou o comprometimento da Semed com a aprendizagem desde a educação infantil. O fato de começar com 34 unidades educacionais logo no primeiro ano demonstra isso.
“É muito importante essa parceria entre prefeitura e Unicef, que já começa com 34 unidades. Isso é uma maravilha. Nossa intenção é aumentar ainda mais esse número, que já é muito significativo. Toda nossa experiência será voltada para formação de todas as pessoas que irão acompanhar esse processo na educação infantil”, concluiu Carol.