Em alusão à campanha nacional “Janeiro Branco”, dedicada à sensibilização da sociedade acerca da importância da saúde mental, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, na tarde desta quarta-feira, 28/1, uma ação voltada a esta temática para servidores da pasta, com a palestra da psicóloga, mestre e doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Ellen Oliveira Nobre. O evento foi realizado no auditório do órgão, localizado no bairro Parque 10 Novembro, zona Centro-Sul.
Ao longo do ano, a Semed desenvolve ações permanentes voltadas à promoção da saúde do servidor, como a implantação da ginástica laboral, coordenada pelo Núcleo de Qualidade de Vida, que contribui para a prevenção de patologias osteomusculares e a redução dos impactos negativos na saúde mental. Além disso, a secretaria disponibiliza atendimento psicossocial e de acolhimento psicológico por meio da Gerência de Desenvolvimento do Servidor (GDE), oferecendo acolhimento, escuta qualificada e orientação aos servidores.
De acordo com o subsecretário de Gestão de Educacional, Arone Bentes, a Semed não está preocupada apenas com o rendimento profissional dos funcionários. “Não nos preocupamos só com produtividade e com rendimento do nosso servidor, nos preocupamos também com a saúde deles, porque não há como dissociar essa parte da saúde mental com o rendimento do servidor. Por isso, ao longo do ano realizamos diversas atividades para manter a saúde do nosso servidor, com iniciativas e eventos como esse”, disse Arone.
A campanha alerta ainda que os transtornos psicológicos, quando negligenciados, podem acarretar consequências significativas. A escolha do mês de janeiro simboliza o início de um novo ciclo, convidando à reflexão sobre emoções, relações interpessoais, projetos de vida e expectativas, com vistas a um ano mais saudável e equilibrado
#paratodosverem – Servidores da Semed durante palestra em auditório
Segundo a gerente da GDE, Wânia Braga, a prevenção é uma grande ferramenta para evitar adoecimento e problemas relacionados a transtornos mentais, como depressão, síndrome do pânico, síndrome de burnout, dentre outros.
“É com a prevenção que a gente vai conseguir diminuir os afastamentos. Por isso, a importância dessa campanha, em alertar nossos servidores a procurar um tratamento o quanto antes para a situação não se agravar e, com isso, ele adoecer e acabar se afastando do seu trabalho, por transtornos como: depressão, síndrome do pânico, síndrome de burnout, estresse, entre outros”, destacou Wânia.
Um dos servidores que participou da palestra foi o assistente administrativo, Dennis Clay Rabelo. Ele disse que o momento foi prazeroso. “Achei uma atividade interessante e prazerosa. E que bom que a Semed está preocupada com a nossa saúde mental. Parabéns a quem está a frente desta iniciativa”, agradeceu Dennis.
—– —- —-Texto – Emerson Santos/ SemedFotos – Divulgação/Semed
As informações e opiniões são de responsabilidade da SEMED.




