O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou, nesta terça-feira (22), o Cartão de Confirmação de Inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. No cartão, os estudantes podem consultar informações essenciais, como o local de prova, o número de inscrição e o horário de início das avaliações.
Além disso, o cartão também registra se o candidato terá direito a atendimento especializado ou ao uso de nome social, caso tenha solicitado.
Como acessar o local de prova?
O Cartão de Confirmação de Inscrição está disponível na página do participante do Enem. Para acessá-lo, o estudante deve utilizar seu login na plataforma Gov.br, o portal único de serviços digitais do governo federal.
Caso o candidato não se lembre da senha cadastrada, é possível recuperá-la no próprio portal, bastando informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e selecionar a opção “esqueci minha senha.”
As provas
Embora não seja obrigatório, o Inep recomenda que os estudantes levem o Cartão de Confirmação de Inscrição nos dias de aplicação das provas, que ocorrerão nos domingos 3 e 10 de novembro.
No primeiro domingo de provas, além da redação, os participantes farão as avaliações de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias.
No segundo dia de prova, os estudantes responderão às questões de ciências da natureza e suas tecnologias, além de matemática e suas tecnologias. Serão 45 questões em cada área de conhecimento.
O Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal ferramenta de avaliação do desempenho escolar dos estudantes ao final da educação básica no Brasil. Em mais de duas décadas de existência, tornou-se o principal meio de acesso à educação superior no país, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de programas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Tanto instituições públicas quanto privadas utilizam os resultados do Enem como critério de seleção em seus processos seletivos, seja como critério único ou complementar. Além disso, as notas do exame são usadas para a concessão de auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser utilizados em processos seletivos de instituições de ensino superior em Portugal, que possuem convênio com o Inep. Esses acordos facilitam o uso das notas do exame para estudantes brasileiros que desejam estudar em universidades portuguesas.