A fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM) foi intensificada durante todo o período carnavalesco, com o objetivo de verificar se bandas e blocos em Manaus e nos municípios do interior contavam com profissionais legalmente habilitados para a execução dos serviços técnicos.
Além da atuação direta nos eventos, o Crea-AM integrou a Comissão Integrada de Fiscalização (CIF), coordenada pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), fortalecendo o trabalho conjunto entre os órgãos responsáveis pela segurança e organização da festa.

Crea-AM participou de ação integrada com o CICC.
De acordo com os dados levantados, de 7 a 18 de fevereiro, cerca de 120 bandas e blocos foram fiscalizados em todo o estado. Ao todo, 314 Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) foram verificadas, assegurando que as atividades técnicas relacionadas às estruturas, instalações e serviços especializados estavam sob responsabilidade de profissionais registrados.

A equipe de fiscalização do Crea-AM fiscalizou as principais bandas e blocos de Manaus.
Durante as ações, os fiscais acompanharam de perto a montagem de estruturas temporárias, instalações elétricas, organização de banheiros químicos e demais serviços técnicos, além de solicitar as ARTs aos responsáveis pelos eventos.
Além disso, equipes de fiscalização se deslocaram até municipios do Amazonas, como Parintins, Manacapuru e Itacoatiara.

Fiscalização do Crea-AM em Parintins.
De acordo com a presidente do Crea Amazonas, engenheira de pesca Alzira Miranda, a iniciativa reforça o compromisso do Crea-AM com a valorização do exercício legal da profissão e, principalmente, com a segurança dos foliões.
“Esse trabalho de fiscalização é fundamental para garantir que os foliões possam aproveitar o carnaval com toda segurança. É para a gente assegurar que todas as bandas e blocos contem com profissionais devidamente habilitados, garantindo o exercício legal da profissão e, principalmente, a segurança dos brincantes do nosso estado”, declarou a presidente Alzira Miranda.
Além das ações realizadas nas últimas duas semanas, as equipes de fiscalização continuam nas ruas durante o fim de semana, acompanhando os demais blocos e eventos que ainda integram a programação de carnaval.





