O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM) registrou um crescimento de 9,6% na emissão de Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) em 2025, reforçando o aumento da atuação regular de profissionais legalmente habilitados no estado.
De acordo com o levantamento, ao longo de 2025 foram emitidas 73.696 ARTs, número superior às 67.262 registradas em 2024, evidenciando a ampliação das atividades técnicas formalizadas junto ao Conselho.
No mesmo período, o Crea-AM também emitiu 949 Certidões de Acervo Técnico (CAT) com Atestado, documento fundamental para a comprovação da experiência profissional dos engenheiros, agrônomos e geocientistas.
De acordo com a presidente do Crea-AM, engenheira de pesca Alzira Miranda, os dados demonstram que cada vez mais profissionais estão atuando de forma regular no mercado.
“Esse é um número muito significativo para a gente, porque revela que cada vez mais os profissionais estão procurando o Crea para garantir sua responsabilidade técnica e levando mais segurança à nossa sociedade”, destacou a presidente.
O que são ART e CAT?
A Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) é o documento que define, legalmente, os responsáveis técnicos por obras e serviços, garantindo segurança à sociedade e respaldo profissional.
Já a Certidão de Acervo Técnico (CAT) reúne o histórico das atividades desenvolvidas pelo profissional, sendo essencial para comprovação de experiência, participação em licitações e valorização da trajetória técnica no mercado de trabalho.
Assessoria de comunicação Crea-AM





