O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM) realizou, na noite desta quinta-feira (17), no auditório Carlos Alonso, em sua sede, a última Plenária de 2025. O encontro reuniu conselheiros representantes das entidades de classe, instituições de ensino que compõem o Plenário e profissionais do Sistema.
Um dos destaques da 597ª Plenária, conduzida pela presidente do Crea-AM, engenheira de pesca Alzira Miranda, foi a aprovação do Colégio de Entidades Regionais do Amazonas (CDER) – um fórum consultivo do Sistema Confea/Crea que reúne entidades de classe para ouvir demandas locais e fortalecer a participação dos profissionais nas decisões.
Imagem: Crea-AM
Durante a plenária, também foi lançado o Manual de Fiscalização da Câmara Especializada de Engenharia Civil, que servirá como base para orientar e aprimorar o trabalho de fiscalização do Crea-AM.
“Nesta Plenária, avançamos em várias pautas importantes para os nossos profissionais, como o lançamento do novo Manual de Fiscalização, que vai contribuir para tornar o trabalho ainda mais eficiente e transparente da nossa equipe, e a criação do Colégio de Entidades Regionais do Amazonas (CDER), o nosso estado era o único que não tinha. Foram pautas que vão fazer toda diferença no nosso dia a dia e a gente está muito feliz de finalizar o ano dessa forma e prontos para novas propostas no ano que vem. Também quero agradecer à mesa diretora e aos conselheiros que colaboraram tanto com o Crea em 2026”, destacou a presidente do Crea-AM, Alzira Miranda.
A nova diretoria do Crea-JR Amazonas também foi empossada durante a última plenária. Em 2026, o programa terá Walentina Galiza como coordenadora e Nádia Aguiar como coordenadora-adjunta.

Imagem: Crea-AM
Despedida
A última plenária do ano também marcou a despedida de alguns membros da mesa-diretora, entre eles o vice-presidente Robson Ferreira, que agradeceu a parceria ao longo do ano.
“Quero agradecer à presidente Alzira Miranda e a todos os funcionários do Crea-AM, que sempre me atenderam com destreza e dedicação. Foi uma honra ocupar esse lugar. Agradeço também a parceria com a mesa-diretora. No próximo ano, retorno como conselheiro e sigo à disposição para contribuir no que for preciso”, afirmou.

Imagem: Crea-AM
A tesoureira Ana Emília Diniz também se despediu da mesa-diretora e agradeceu a parceria durante o período de atuação.
“Preciso agradecer aos meus colegas de mesa, em especial à presidente Alzira Miranda, que confiou em mim e no meu trabalho. Foi um prazer fazer parte desta diretoria”, disse.
A mesa-diretora do Crea-AM é renovada anualmente, e a nova composição será definida na Plenária Festiva, a primeira de 2026, marcada para o dia 12 de janeiro.





