Manaus – Alunos da educação infantil ao 9º ano da Escola Municipal Professora Francisca Campos Corrêa, no bairro Tarumã, participaram, nesta sexta-feira (7), da primeira edição do projeto “Oca vai à Escola” em 2024. A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) por meio do setor Ocas do Conhecimento Ambiental, visa sensibilizar estudantes sobre questões socioambientais por meio de palestras, oficinas e atividades práticas.
A programação incluiu contação de histórias, educação para o trânsito, arqueologia da Amazônia, brigada de incêndio, saúde bucal e oficinas interativas. As atividades contaram com a colaboração de instituições como Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Polícia Militar, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Centro de Estudos dos Quelônios da Amazônia (Cequa) e Instituto Soka Amazônia.
Dez escolas participaram da ação em 2024, número que subiu para 17 neste ano. A expectativa é atender cerca de 6.000 alunos até dezembro, com apoio de 27 instituições parceiras. De acordo com Renato Bezerra Júnior, coordenador do setor, o projeto tem como objetivo integrar a temática ambiental ao cotidiano escolar.
“Nosso foco é ampliar a discussão socioambiental e proporcionar experiências pedagógicas enriquecedoras. Serão 17 eventos ao longo do ano, promovendo conscientização e envolvimento direto dos alunos”, destacou Bezerra.
A diretora interina da unidade, Jovelina Catunda, ressaltou a importância do evento para a formação dos estudantes. “As crianças participam ativamente e aprendem de forma lúdica. Oficinas sobre plantio, trânsito e histórias interativas tornam a experiência ainda mais valiosa”, afirmou.
Já para Isabelle Gadelha, aluna do 9º ano e vice-presidente do grêmio estudantil, o projeto reforça a necessidade de preservar o meio ambiente. “Esse aprendizado não fica só na escola, levamos para casa e para a comunidade”, pontuou.
O projeto segue em expansão e deve integrar novas unidades de ensino nos próximos anos.
📷 Fotos disponíveis clicando aqui!