Nesta segunda-feira (13/05), a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar promoveu uma transmissão ao vivo para esclarecer sobre o programa ‘Escola das Adolescências’, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC). Este programa, em colaboração com estados e municípios, busca aprimorar o acesso, o progresso e o desenvolvimento integral dos estudantes dos Anos Finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental.
A primeira fase do projeto se estende até o próximo dia 21 de maio, com um processo de escuta ativa e qualificada dos estudantes de escolas públicas, permitindo que eles expressem suas opiniões e sugestões para melhorias na rotina e no ambiente escolar.
Nesse estágio inicial, diretores escolares de 259 unidades de ensino da rede estadual, tanto na capital quanto no interior, já receberam o material didático orientador para o processo de escuta ativa.
O programa aborda quatro eixos principais: o currículo escolar, dinâmicas de convivência, participação escolar e sugestões de inovação para técnicas de aprendizado mais eficazes. Após a fase de escuta, os estudantes preencherão formulários digitais, disponibilizados pelo MEC, entre os dias 22 e 27 de maio.
“Visamos a constituição de uma escola mais acolhedora, que impulsione a qualidade social da educação. Para isso, vamos considerar as singularidades dos estudantes. Os resultados serão utilizados para avançarmos em currículos intencionais, em colaboração com os principais envolvidos, que são os alunos”, ressaltou Ádila Marta Silva, coordenadora do Escritório de Projetos da Secretaria de Educação e articuladora estadual do programa ‘Escola das Adolescências’.
As informações foram transmitidas pela equipe da Gerência de Ensino Regular (GER) da Secretaria de Educação, através do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), direcionado ao corpo docente das escolas públicas amazonenses. O conteúdo pode ser acessado clicando aqui e o programa alcança também escolas municipais em todo o país.
Cronograma:
Seguindo o fluxo sugerido pela Secretaria de Educação, o planejamento das dinâmicas de escuta ativa ocorre até quarta-feira (15/05), com base nos materiais didáticos disponibilizados. O cronograma prossegue com a aplicação das dinâmicas de escuta até 21 de maio.
De 22 a 27 de maio, os estudantes preencherão os questionários fornecidos pelo MEC, cujas respostas serão registradas digitalmente. Na última semana de junho, está prevista a devolutiva, sob a forma de relatório qualitativo, por parte do MEC, dos dados coletados em cada escola participante. Para as escolas com dificuldade de acesso à internet, haverá a opção de preenchimento dos formulários de forma física.
“Estamos falando de uma política em construção, por isso temos várias etapas. Com as atividades pedagógicas norteadas pelos eixos e com o apoio do Amazonas, o MEC quer construir um novo caminho educacional para os adolescentes da rede pública”, enfatizou Thayana Silva, coordenadora de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação.
Além do MEC e da Secretaria de Educação, a política de fortalecimento do programa ‘Escola das Adolescências’ conta com parcerias da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).