A partir desta sexta-feira (3), estão abertas as inscrições para a 3ª edição da Olimpíada Mirim de Matemática – OBMEP. Podem participar da competição estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas. As instituições de ensino ou as secretarias de educação têm até o dia 21 de junho para realizar as inscrições.
A olimpíada é organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da B3 Social, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e é promovida pelos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC).
Nas duas últimas edições, a competição reuniu 7 milhões de estudantes, e a expectativa é que este ano atraia ainda mais participantes.
“Estamos trabalhando para isso. O objetivo é universalizar a Olimpíada de Matemática no ambiente escolar brasileiro e levar seus benefícios a todas as crianças e jovens”, afirmou o diretor-geral do Impa, Marcelo Viana.
A Olimpíada Mirim-OBMEP consiste em duas fases realizadas pelas escolas. Na primeira fase, em 27 de agosto, os alunos realizarão uma prova classificatória com 15 questões de múltipla escolha. Os classificados avançarão para a segunda fase, que ocorrerá em 12 de novembro, onde responderão novamente a 15 questões objetivas.
Os conteúdos das provas estão alinhados com o nível de escolaridade dos participantes. Existem duas divisões: Nível Mirim 1 (2º e 3º anos do Ensino Fundamental) e Nível Mirim 2 (4º e 5º anos do Ensino Fundamental).
Os certificados digitais correspondentes às medalhas de ouro, prata e bronze serão entregues aos participantes.
Inscrições
As instituições interessadas em participar da competição devem acessar o site da olimpíada clicando aqui e utilizar o código MEC/Inep para cadastrar uma senha. O acesso à área restrita será feito por meio do login (código MEC/Inep) e da senha criada.
As escolas públicas estão isentas da taxa de inscrição. Já as escolas privadas devem pagar uma taxa, que varia a partir de R$ 150.
O responsável pela inscrição deve informar o número total de alunos participantes por nível. Não é necessário realizar a inscrição nominal de cada estudante.