Estudantes da Escola Estadual Inspetora Dulcinéia Varela Moura, situada no Novo Israel, zona norte de Manaus, participaram de um Sarau Literário nesta terça-feira (30/04). O evento, organizado pela direção da escola em colaboração com a equipe pedagógica, reuniu alunos das turmas da 1ª e 2ª série do Ensino Médio.
Com o intuito de fomentar novos talentos na rede estadual, o sarau proporcionou aos alunos um espaço para recitar poemas e apresentar músicas. O projeto, elaborado ao longo de todo o mês de abril, explorou poemas brasileiros, além da performance dos estudantes para a recitação das obras.
“Um evento como esse é de extrema importância, porque, se nós formos analisar na sua essência, o sarau torna-se um objeto de pesquisa. Nada melhor do que nós aprendermos de uma maneira mais eficaz, com maior desenvoltura, do que pesquisar. O sarau ajuda o aluno a desenvolver, a criar um gosto pela leitura”, afirmou o pedagogo Leandro Moraes, que coordenou as atividades.
A escola investe no desenvolvimento de projetos como uma maneira de incentivar os jovens a se envolverem em iniciativas acadêmicas. Segundo o diretor da instituição, Alcino Lomas, a promoção da cultura literária no ambiente escolar ocorre desde 2018, quando o corpo pedagógico intensificou a realização de atividades socioculturais relacionadas à leitura durante o processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
“A nossa escola já tem um arcabouço de mostra de Literatura, de Humanas e de Exatas. Nós fazemos isso todos os anos, então não é difícil para nós. Nós já temos esse caminho, essa trilha andada há muito tempo”,, destacou o diretor, que também é graduado em Letras.
“Nós sabemos que a Literatura perpassa todos os campos. Vai à História, à Geografia, à Sociologia. A gente procura investir porque vai abranger todos esses espaços dentro de cada área do conhecimento. A Literatura caminha dentro de todas as áreas do conhecimento, principalmente a poesia, que, além de ser algo bonito, é algo instigante”, acrescentou Alcino Lomas.
Protagonismo
Para a estudante do 1º ano, Adriele Costa de Oliveira, 16 anos, a participação no Sarau Literário proporcionou novas experiências.
“Eu ainda não tinha participado de um sarau. Isso aqui foi muito legal, ajuda o desenvolvimento com o público. A gente fica nervoso quando chega lá na frente, mas depois dá tudo certo. É uma sensação nova e quando você vê já passou”, disse.
O aluno Jeferson Costa da Silva, 15 anos, também do 1º ano, recitou o poema ‘Versos Íntimos’, do autor brasileiro Augusto dos Anjos.
“Eu escolhi esse poema porque ele me tocou de uma forma muito boa, que não só fala sobre paixão, mas também sobre a visão realista da vida. E sim, ele me tocou e eu quis apresentar para meus colegas”, compartilhou o estudante.
Já a aluna Vivian Oliveira, 15 anos, recitou o poema ‘Eu sou estranho, sou novo’, do poeta Benjamin Giroux, que reflete sobre o autismo.
“Foi uma experiência ótima. Eu espero que as pessoas tenham consciência de que uma pessoa autista precisa de cuidados”, ressaltou a estudante.